Separamos os principais cuidados na utilização de energia elétrica. Tenha atenção a cada item, muitas vezes pela rotina acabamos negligenciando inconscientemente alguns cuidados. Confira.

Cuidados com Crianças

Crianças são curiosas e muito ativas, mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão de segurança ABNT e utilize protetores nas mesmas. Essa atitude evita que os pequenos introduzam seus dedos e utensílios metálicos nas tomadas. Vale a pena pela prevenção.

Aterramento de Circuitos Elétricos

Aterramentos mal dimensionados ou mal instalados são grandes causadores de acidentes. O aterramento correto é feito com haste de cobre e por profissional qualificado, representa mais segurança para você e maior vida útil para seus eletrodomésticos.

Cuidados com o Chuveiro Elétrico

É importante que a instalação seja executada de maneira correta, com o fio terra do equipamento conectado diretamente ao sistema de aterramento elétrico da residência, além da existência de disjuntores adequados. Nunca troque a temperatura do chuveiro com o aparelho ligado ou se estiver com o corpo molhado.

Substituição de equipamentos de proteção

Fusíveis e disjuntor são instalados para proteger a instalação elétrica, quando houver falta de energia pela atuação desses equipamentos, isso significa que ocorreu algum problema na instalação. Consulte um profissional para identificar e resolver o problema de maneira definitiva. Não improvise.

Fuga de Corrente

Não coloque a sua vida e a dos seus familiares em risco. Percebendo qualquer fuga de corrente (formigamento), não manuseie estes equipamentos. Desligue o disjuntor ou chave geral e chame um profissional qualificado. Ele saberá localizar a fonte do defeito e indicar soluções adequadas.

Reparo nas Instalações Elétricas

Antes de fazer qualquer reparo nas instalações elétricas de sua casa, desligue o disjuntor ou chave geral. Use sempre ferramentas adequadas (com cabos isolados), não improvise. Chame um profissional qualificado . O valor do serviço está em preservar sua vida.

Perigo na Porta de Casa

Portões e cercas irregularmente energizadas constituem um grande perigo, tanto para quem passa na rua, quanto para os próprios moradores pois coloca em risco a vida das pessoas, trazendo outro tipo de risco para dentro da própria casa. Essas instalações devem ser projetadas e realizadas, conforme normas próprias.

Uso de Benjamim (“T”)

Não utilize o benjamim em caráter definitivo, pois pode sobrecarregar os condutores dando origem a princípios de incêndio e problemas nas instalações elétricas. Se o uso de benjamins for constate, isso significa que sua instalação elétrica está precisando ser ampliada.

Desligando da Tomada

Para desligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plug (parte rígida isolante)nunca desconecte uma tomada puxando pelo fio. Não improvise, jamais desencape os fios para conectá-los diretamente na tomada. Utilize plugs e tomadas no novo padrão ABNT.

Troca de Lâmpadas

Durante a troca, manuseie a lâmpada pelo bulbo (parte de vidro) e nunca pelo soquete (parte metálica). Se a lâmpada queimada estiver quebrada, certifique-se de que o interruptor esteja desligado. Na duvida, desligue o disjuntor geral ou consulte um profissional.

Na cozinha

Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja calçado e com as mãos secas, em especial em áreas molhadas (banheiro, cozinha, copa e área de serviço), bem como em demais áreas com o piso molhado.

Secar Roupa

Não faça da pressa uma inimiga da segurança. Não use a parte de trás da geladeira para secar roupas. Desta maneira, você sobrecarrega o aparelho, aumenta o consumo de energia e ainda corre o risco de levar um choque.

Passar Roupa

A maneira correta de passar roupa é usando calçados com solados de borracha, pois em caso de falha de isolamento no ferro elétrico o risco de choque elétrico é bem menor.

Salvando Vidas

Em caso de acidente doméstico por choque elétrico, a primeira coisa a fazer é desligar o disjuntor ou a chave geral. Se isso não for possível, tente afastar a pessoa do condutor de energia usando objetos isolantes. Não usar as mãos desprotegidas para não tomar um choque também.
Providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192).

Ao construir, reformar ou realizar pequenos serviços

O içamento de materiais é o que mais faz vítimas nas redes elétricas, em especial durante as montagens de andaimes ou atividades nas lajes e telhados. Sempre que for construir, faça uma análise para identificar se a rede elétrica oferece risco para execução da atividade. Consulte a concessionária de energia,lembre-se que não é necessário encostar na rede elétrica para ser eletrocutado.

Ao instalar antenas

Procure fixá-las longe dos fios da rede elétrica, calculando uma distância segura para que, em caso de queda, elas não toquem nos fios.